😱Existem vários fatores que levam a criança a despertar. Dentre eles está a fome e acordar por hábito. Você sabe a diferença?
👉Primeiramente, acordar por fome é totalmente normal. Jamais vou dizer para uma mãe que o filho dela vai dormir a noite inteira com 3 meses de idade. Existe uma média de despertares por fome a cada fase da vida da criança. O estômago delas vai crescendo e a medida que isso acontece conseguem prolongar também o sono noturno.
👉Assim, se seu filho tem até 6 meses em média vai despertar 2 vezes por fome sem que isso seja considerado um sono ruim (excluindo sempre as hipóteses de induções do sono, ok?). E bebês até 1 ano também podem ter um despertar noturno no final da madrugada por conta de fome sem que seja considerado um problema de sono.
❓Mas como saber se meu filho está com fome ou acordando por hábito?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Veja a idade dele. Se ele tem 1 ano e acorda 5x, pelo menos 4 delas são por conta de um hábito ou por induções (nesse caso ele não sabe voltar a dormir).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉Se seu filho acorda SEMPRE no mesmo horário⏰, ele acorda por hábito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉Para saber se seu filho acorda por fome também existe a possibilidade de dar um último mama na hora que você for deitar. Se você amamentou ou deu mamadeira às 20:00, quando for dormir as 23:00 experimente dar mais um mama. Se seu filho não acordar no mesmo horário que acordaria (ex:03:00) e sim 05:00 é porque se trata de fome. Porém, se ele acordar às 03:00, mesmo tendo se alimentado depois, então ele acorda por hábito.
❓E porque eles criam esse hábito?
👉Normalmente ocorre quando os pais entram rapidamente no quarto ou já pegam seus bebês que estão ao lado quando eles acordam de um ciclo de sono, fazem alguns barulhos, um leve choramingo e poderiam voltar a dormir. No entanto, os pais intervém cedo demais, já alimentam o bebê e isso desencadeia esse hábito noturno.
Formada em Direito, esposa do Tiago e mãe de dois filhos maravilhosos, a Isabela, com 5 anos, e o Rafael, com 4 anos.